Blog

Assine nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba novidades da Imobiliária Perez, com dicas para comprar ou alugar seu imóvel em Londrina..

perez-2.jpg

Qual o Melhor: Casa ou Apartamento?

Olá, caro leitor, se você acompanha nosso blog já viu nossas 4 dicas para adquirir seu imóvel em 2020 e entendeu um pouco sobre as Medidas imobiliárias Adotadas Na Pandemia Que Podem Beneficiar O Comprador e já está a caminho de adquirir seu novo lar, certo?

E nesse momentos muitos podem se questionar sobre o que é melhor: casa ou apartamento? 

Na verdade, não existe uma resposta universal para essa pergunta, têm muitas coisas que devem ser levadas em consideração; e se você está com esse questionamento em mente, vem com a Perez que vamos te ajudar a encontrar a resposta nesse texto. 

Você precisa entender suas necessidades e preferências, para isso, vamos mostrar a seguir as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel:

Vantagens e desvantagens de se morar em apartamento

Apartamentos podem ser encontrados de diversos tamanhos e estilos de vida, porém, existem algumas características que estão presentes em qualquer apartamento, veja a seguir:

Maior segurança

Não é novidade que a segurança em apartamentos é maior se comparado às casas. Para se ter uma segurança comparável a de um apartamento o proprietário da casa precisaria de um bom investimento com prestadoras de serviços de segurança e em equipamentos como câmeras e cercas elétricas. 

Menos preocupação com manutenção

Por ser uma moradia “em conjunto”, na maioria das vezes, os apartamentos contam com um síndico que é o responsável por manter a ordem de tudo, por isso, manutenções são uma responsabilidade “geral” já que um problema em qualquer um dos apartamentos pode interferir na rotina de todos os moradores.

Mais comodidade e acessibilidade

Quanto mais o tempo passa, maior são os serviços que as imobiliárias oferecem em apartamentos, não é raro de se encontrar os chamados “condomínios clube” que oferecem os mais variados serviços e/ou benefícios. Academias, piscina, playground, salão de jogos, salão de festas, entre outros.

Além disso, os apartamentos costumam ficar bem localizados, pertos dos centros das cidades ou em bairros com maior qualidade de vida.

Pouca privacidade

Apesar do condômino ter diversos benefícios e espaços de lazer, ele tem que lidar com a convivência com estranhos, pois o único lugar que lhe é privado e dentro de seu apartamento. 

Para usar as demais áreas, muitas vezes, é necessário realizar agendamentos, existem horários específicos em que essas áreas estarão disponíveis para uso e, além de tudo, ainda há regras de convivência com horários em que barulhos não são tolerados ou devem ser reduzidos e as terríveis reuniões de condomínio. Tudo isso interfere na rotina do morador que perde sua autonomia.

Mensalidade

Morar em apartamento é quase como se ter um aluguel infinito, pois todas as vantagens citadas no terceiro item geram um custo, mensalmente é cobrado dos moradores a taxa de condomínio, que serve para manter a qualidade e a manutenção das áreas de uso comum do prédio.

Não permite grandes reformas

Bem, se você desejar mudar algo em seu apartamento, como aumentar o tamanho da cozinha, por exemplo, não será possível, pois apartamentos contam com uma estrutura inalterável, visto que os outros apartamentos podem sofrer danos com reformas. 

O máximo que se pode fazer é mudar os móveis, a cor fazer pequenos reparos, mas nada que mude consideravelmente o “formato” do seu lar.

Vantagens e desvantagens de se morar em casa

Casas são cada vez mais raras de serem encontradas para venda em imobiliárias, mas elas não estão extintas e, com certeza, são a preferência de algumas pessoas; mas será que esse tipo de imóvel é o ideal para você? Descubra a seguir:

Mais espaço

Quintal, garagem, churrasqueira, jardim, horta… algum desses itens podem até estar presentes em alguns apartamentos e são vistos como diferenciais, já em casas eles são algo natural já que o proprietário tem total autonomia para planejar como os espaços - internos e externos - do imóvel serão utilizados.

Sem contar que a vaga da garagem sempre será sua! Em condomínios, muitas vezes, as vagas são rotativas, ou seja, a cada mês são sorteadas as vagas para distribuição entre os apartamentos, e os que ficam com as menores ou com a localização ruim acabam ficando bem descontentes.

Privacidade

Com casas você não precisa se preocupar com regras de convivência ou com horários em que se pode ou não receber visitas ou fazer barulhos, nesse imóvel, o proprietário (e sua família - quando a tem), é o único morador, portanto ele que faz as regras e não precisa conciliar sua rotina de forma a pensar no coletivo.

Liberdade total

Enjoou do quarto e quer derrubar tudo e construir um estúdio de música? Pode! Quer começar seu próprio negócio e fazer um escritório/salão de beleza/lanchonete/papelaria na fachada? Pode! Falando nisso, já viu o nosso texto mostrando Como Montar e Decorar Seu Escritório em Casa? Dá um pulinho lá!
Morando em uma casa, o proprietário pode fazer as mudanças que desejar sempre que quiser. Além disso, é uma escolha excelente para quem quer animais e filhos, pois tem espaço para que eles brinquem e não tenham reclamações de vizinhos quanto ao barulho.

Preocupação com manutenção

Nesse tipo de imóvel, toda a manutenção é responsabilidade exclusiva do morador - o que pode gerar gastos. 

Coisas como infiltrações, encanamentos entupidos e falhas elétricas que em apartamentos seriam resolvidos por terceiros, na casa o proprietário precisa contratar um profissional capacitado para resolver o problema.

Pouca opção de lazer interno

Casas normalmente não possuem o estilo “clube” ou seja, sem de piscinas, salas de jogos, salão de festas, playground, academia… A não ser que o proprietário tenha uma quantia exorbitante para investir em um imóvel com todos esses requisitos, o que não é a realidade da maioria dos brasileiros. Então, quando se quer sair da rotina é necessário sair de casa e encontrar um estabelecimento que ofereça esse lazer.

 

E agora que você já conheceu as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel é possível entender qual deles se encaixa melhor no seu estilo de vida! 

Agora basta entrar em contato conosco e conhecer os imóveis disponíveis para compra e realizar de vez o sonho de adquirir seu novo lar!

Mais Informações

Vendas
(43) 3376 7500
(43) 99944 7500

Locação
(43) 3376 7510
(43) 99942-7500
Av. Juscelino Kubitschek, 3600, Esquina com Rua Brasil - CEP 86010-540 - Londrina - PR

falecom@imobiliariaperez.com.br
Seg-Sex
8h às 18h

Sábado
8h às 12h

A Imobiliária Perez informa que as mobílias e artigos de decoração são meramente ilustrativos - não fazem parte do imóvel, exceto nos casos de imóveis mobiliados. A Imobiliária Perez se reserva o direito de alterar qualquer informação referente aos valores e dados de seus imóveis sem aviso prévio. O valor anunciado do condomínio é aproximado, podendo ser maior, menor ou mesmo passível de alteração no decorrer da locação. Pode ocorrer de algum imóvel anunciado no site não estar mais disponível devido à rotatividade. As solicitações feitas pelo site não implicam em reserva, compra, venda ou locação de quaisquer imóveis.

Plataforma Digital: tphome