Blog

Assine nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba novidades da Imobiliária Perez, com dicas para comprar ou alugar seu imóvel em Londrina..

perez-3.jpg

As Diferenças entre o SFH e o SFI (Sistema Financeiro de Habitação x Sistema Financeiro Imobiliário)

Comprar seu próprio imóvel é o sonho da maioria das pessoas, mas realizar esse investimento à vista é difícil para a maior parte da população; por isso, a Perez traz hoje duas formas de financiamento para que nossos leitores encontrem qual delas é a melhor para sua realidade. Vem com a gente!

Antes de entrarmos nas diferenças, é importante saber que ambos são “um conjunto de normas e regras” que regem o sistema de financiamento para proteger a economia e o consumidor, caso contrário cada banco trabalharia da sua forma e, talvez, isso poderia ser bem prejudicial ao contratante. Então vamos lá!

O que é SFH — Sistema Financeiro de Habitação?

Criado em 1964 e legitimado pela lei nº 4.380, o SFH rege grande parte dos financiamentos imobiliários brasileiros, os fundos da conta poupança. Ele também oferece a oportunidade do uso do FGTS no momento da compra, esse financiamento na aquisição ou construção da casa própria.

Além disso, determina que mesmo o melhor financiamento imobiliário represente — no máximo — 80% do valor total do imóvel, incluindo as despesas acessórias. 

Para que serve o SFH? 

De forma geral, o SFH é um sistema criado para facilitar que as classes menos abastadas financeiramente possam ter a oportunidade de comprar seu imóvel, inclusive, um programa que se enquadra no SFH é o “Minha casa, minha vida”.

Os financiamentos pelo SFH abrangem os seguintes pontos — lembrando que se refere unicamente para imóveis residenciais:

  • aquisição de imóveis novos, usados ou em construção;
  • aquisição de terreno para construção de moradia;
  • reforma ou ampliação da casa ou apartamento; 
  • aquisição de material para a construção, ampliação ou reforma da propriedade.

O que é o Sistema de Financiamento Imobiliário — SFI?

Se enquadram dentro do SFI todos os investimentos que estão fora do SFH, isto é, se existe alguma exigência do SFH que é violada em determinado imóvel, ele será regido pelo SFI.

Essa é a diferença entre eles, enquanto o primeiro atende a parcela da população menos abastada, o segundo é voltado para a outra parcela da população .

No SFI se enquadram os investidores, as empresas e, também, aqueles que compram imóveis de luxo.

Esse sistema também é importante para manter a economia, pois o setor gera muitos empregos já que se tratam de construções complexas e de alto investimento.

E aí, agora que você já sabe a diferença entre esses dois sistemas de financiamento que tal procurar o imóvel certo para você?
Entre em contato com a Perez e para sempre estar por dentro das novidades do mercado imobiliário siga nosso blog.

 

Mais Informações

Vendas
(43) 3376 7500
(43) 99944 7500

Locação
(43) 3376 7510
(43) 99942-7500
Av. Juscelino Kubitschek, 3600, Esquina com Rua Brasil - CEP 86010-540 - Londrina - PR

falecom@imobiliariaperez.com.br
Seg-Sex
8h às 18h

Sábado
8h às 12h

A Imobiliária Perez informa que as mobílias e artigos de decoração são meramente ilustrativos - não fazem parte do imóvel, exceto nos casos de imóveis mobiliados. A Imobiliária Perez se reserva o direito de alterar qualquer informação referente aos valores e dados de seus imóveis sem aviso prévio. O valor anunciado do condomínio é aproximado, podendo ser maior, menor ou mesmo passível de alteração no decorrer da locação. Pode ocorrer de algum imóvel anunciado no site não estar mais disponível devido à rotatividade. As solicitações feitas pelo site não implicam em reserva, compra, venda ou locação de quaisquer imóveis.

Plataforma Digital: tphome